Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

Exame de integração civil

Uma parte dos estrangeiros que pretendem permanecer por um tempo maior nos Países Baixos e que precisam de uma autorização para um visto de permanência temporária (MVV), terão que passar por uma prova de integração civil.

Desde 2006, uma parte dos estrangeiros que pretendem permanecer por um tempo maior nos Países Baixos e que precisam de uma autorização para um visto de permanência temporária (MVV), terão que passar por uma prova de integração civil.
Trata-se de estrangeiros, com idade entre 18 e 65 anos, que pretendem formar uma família com alguém nos Países Baixos ou que querem se reunir com familiares que já residem nos Países Baixos. Para certas profissões também é preciso passar pelo teste básico de integração civil.
Estrangeiros que desejam iniciar um pedido de MVV com a finalidade de morar com cônjuge ou com parceiro podem somente obter um MVV quando ambos os parceiros atingiram a idade de 21 anos. Fazer o teste de integração civil portanto somente faz sentido caso os parceiros completam a idade de 21 anos dentro de um ano, considerando que o resultado do teste tem uma validade de um (1) ano.
A pessoa de referência na Holanda faz a sua inscrição atraves do website e recebera instruções de pagamento da taxa via e-mail.
Somente após confirmação do recebimento da taxa de inscrição você pode marcar (via e-mail) sua prova junto ao Consulado-Geral em São Paulo ( sao-ca@minbuza.nl).

Leia a notícia sobre as alterações na prova de integração civil a partir de 1-11-2014.

O que é o exame básico de integração civil ?
O exame básico de integração civil feito no Brasil é o primeiro passo para aprimorar o seu conhecimento sobre a lingua e da sociedade neerlandesa. Este conhecimento o ajudará a seguir o programa de integração cívica que o governo dos Países Baixos preparou para você e que será iniciado assim que você chegar nos Países Baixos.

O exame básico é uma prova que deve ser realizada no Consulado Geral dos Países Baixos, no país onde o interessado reside, portanto, antes da entrada nos Países Baixos. Um comprovante da aprovação no teste básico é uma das exigências para poder obter uma autorização para um visto de permanência temporária (MVV). Este MVV é necessário para solicitar um visto de permanência nos Países Baixos, que é necessário para permanecer por um período acima de três meses nos Países Baixos.
O exame básico é realizado oralmente, via computador, em neerlandês. Verifica-se o conhecimento básico da língua neerlandesa e da sociedade neerlandesa. Todos que se prepararem adequadamente estarão aptos a passar com sucesso pela prova.

Não é possível realizar o exame de integração civil nos consulados honorários. Também com a aprovação do teste em mãos não será possível iniciar um pedido de MVV com a finalidade de formação ou reunião de família, nem retirar o MVV já aprovado através de um consulado honorário.

Procedimentos
* O candidato deverá preencher um “formulário de inscrição” que está à disposição no site do ministério em inglês ou em neerlandês;
* O candidato receberá via e-mail um "Número do Documento de Pagamento" e instruções de como efetuar o pagamento do teste;
* O exame, que tem 3 partes, tem um custo total de € 150,00 (cento e cinquenta euros);
* Assim que foi confirmardo o depôsito, o candidato poderá marcar via e-mail uma hora no Consulado-Geral dos Países Baixos em São Paulo para fazer o teste. São Paulo: sao-ca@minbuza.nl.

O exame
* O candidato comparece ao consulado/embaixada no dia e horário marcados. (Não esqueça de levar o seu passaporte!).
* O consulado/embaixada registrará os dados do candidato, fará uma cópia do passaporte, tirará uma foto e tirará também as impressões digitais.
* Um funcionário do consulado ou da embaixada dará informações sobre os procedimentos referentes ao exame.
* O exame será feito através do computador. O candidato ouvirá, através de um fone de ouvido, as perguntas ditadas pelo computador. As respostas são dadas pelo candidato através de um microfone interligado ao fone de ouvido.
* O resultado da prova sai em ate 8 semanas, o DUO vai informar o resultado ao candidato via e-mai.

O exame é dividido em três componentes, cada componente pode ser feito separadamente. São estes:

"Kennis van de Nederlandse Samenleving"
O conhecimento sobre a sociedade neerlandesa é testado. As perguntas são baseadas em fotos que o candidato vê na tela durante a prova. Tem que escolher a resposta certa entre as duas opções que aparecem na tela. As perguntas abrangem os seguintes tópicos:
1) Países Baixos: geografia, habitação e transporte;
2) História;
3) Sistema político, democracia e leis;
4) O idioma neerlandês e a importância de aprendê-lo;
5) Criação e educação;
6) Sistema de saúde;
7) Trabalho e fontes de renda.
No total são 30 perguntas.

"Leesvaardigheid"
Literacidade e interpretação da língua neerlandesa é testado. Esta parte também é dividida em dois segmentos:
A) O candidato ouve uma palavra e escolhe entre quatro possíveis respostas escritas + o candidato lê uma palavra na tela e escolhe entre quatro possíveis respostas faladas.
B) Neste componente o candidato irá ver (e ler) na tela textos, cada texto tem duas perguntas de múltipla escolha, com três ou quatro respostas possíveis.
No total são 44 perguntas.

"Spreekvaardigheid"
O conhecimento da língua neerlandesa é testado. Esta parte é dividida em 2 segmentos:
a) Pergunta - resposta. O candidato recebe uma pergunta e tem que formular uma resposta.
b) Finalizar frases. O candidato vai ouvir uma frase curta, seguida pela primeira parte de uma frase que deve ser completado pelo candidato.
No total são 22 perguntas.

Tempo de duração
Registro no sistema: cerca de 10 (dez) minutos.
Parte " Kennis van de Nederlandse Samenleving": cerca de 15 minutos, tempo máximo é 30 minutos.
Depois um intervalo de +/- 5 (cinco) minutos.
Parte "Leesvaardigheid": cerca de 25 minutos, tempo máximo é 35 minutos.
Depois um intervalo de +/- 5 (cinco) minutos.
Parte "Spreekvaardigheid" : cerca de 15 minutos, tempo máximo é 30 minutos.

Duração total do teste, inclusive intervalos de espera: cerca de uma hora e meia.

O que fazer em caso de aprovação?
O candidato será considerado aprovado se, e somente se, passar nas tres partes do teste. Somente então o visto de permanência temporária (MVV) poderá ser solicitado. O resultado do teste tem a validade de 1 (um) ano. O candidato tem então o período de um ano para dar entrada no visto de permanência temporária (MVV).

O que fazer em caso de reprovação?
Aprovação em apenas uma das partes será considerada como reprovação, entretanto, o candidato poderá repetir a parte do teste em que falhou tantas vezes quantas forem necessárias.

Maiores informações
A missão não pode fornecer material preparatório para o teste. Para quem quer saber mais sobre a prova, o programa da prova e material de preparação, verifique no seguinte site: www.naarnederland.nl/en (em inglês).
Aconselhamos todos os candidatos de ver os videos no site com exemplos de cada prova, disponível na parte " Practice exams".

Você quer saber se o exame de integração civil é obrigatório para você? Consulte o site do serviço de imigração - IND: https://ind.nl/EN/individuals/residence-wizard/Pages/default.aspx

Ver também