Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

Nacionalidade holandesa

A lei de nacionalidade holandesa (sigla RWN em holandês), que entrou em vigor em 1-01-1985, estabelece as regras para determinar quem tem direito a nacionalidade holandesa, como adquiri-lo e como ela pode ser perdida. A alteração mais significativa desta lei, foi introduzido em 1-04-2003, e afeta antigos nacionais holandeses e cidadãos holandeses com dupla nacionalidade que vivem no exterior. Nestas páginas você poderá encontrar informações sobre a aquisição de nacionalidade holandesa, a paternidade e nacionalidade, integração cívica, de naturalização e dupla cidadania.

A cerimônia de naturalização é uma ocasião especial para refletir sobre o vínculo entre o Reino dos Países Baixos e seu mais novo cidadão. Durante a cerimônia de novos cidadãos holandeses recebem um certificado como prova da sua nacionalidade holandesa.

Se você nasceu antes de 1-1-1985, tem uma mãe holandesa e um pai que não é um cidadão holandês, mas gostaria de adquirir a nacionalidade holandesa, as seguintes informações são importantes para você.

Eu sou um cidadão holandês do sexo masculino e quero reconhecer filho menor da minha namorada, que tem nacionalidade estrangeira. A criança vai adquirir a nacionalidade holandesa, através do reconhecimento?

Atualmente existem três maneiras de obter a nacionalidade holandesa.

Qualquer pessoa que pretenda adquirir a nacionalidade holandesa deve ser “integrada”, ou seja, ter um determinado conhecimento da língua e da sociedade holandesa.

Perguntas sobre nacionalidade com respostas.

Ver também