Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

Festivais nos Países Baixos

Calendário com os principais festivais na Holanda, de opera, dança ate teatro.

Só teatro

Nederlands Theater Festival (setembro – em Amsterdam)

No coração de Amsterdam, o TF é uma oportunidade de revisitar os melhores shows holandeses e flamengos da temporada passada, selecionados por um júri holandês. Além desses espetáculos, é possível participar de um extenso programa alternativo e apreciar o melhor do Festival Flamengo de Teatro.

Info: www.tf.nl

Talento jovem

CEMENT Festival (março – em Maastricht)

CEMENT é um festival anual de teatro e dança do sul dos Países Baixos, ora na cidade de Maastricht, ora na de ‘s Hertogenbosch. Ele está focado no trabalho de jovens artistas de teatro que têm coragem de correr riscos e costumam produzir trabalhos especialmente para o evento. Teatros e profissionais da área motivam-se mutuamente para incrementar a cena do Teatro e da Dança no sul do país.

Info: www.festivalcement.nl

ITs Festival (junho – em Amsterdam)

O Festival Internacional da Escola de Teatro vai ocupar o centro de Amsterdam mais uma vez. Sinta-se tocado com a energia, os sonhos, as idéias e ambições da mais nova geração de dramaturgos.

Info: www.itsfestival.nl

Internacionais (com espectáculos Holandeses)

Something RAW (fevereiro – em Amsterdam)

A Casa de Cultura Flamenga De Brakke Grond e Frascati se encantam com coreógrafos novos e o trabalho pioneiro de artistas performáticos e suas escolhas radicais. A nona edição do festival Flamengo-Holandês combina peças coreográficas curtas, performances, instalações, filmes, debates e oficinas num programa internacional interessantíssimo.

Info: www.theaterfrascati.nl

Breakin’Walls Spring Edition (abril – em Amsterdam )

Breakin’Walls é um festival internacional e multidisciplinar para jovens, que oferece produções atuais e inovadoras de teatro, dança e mímica, além de música, bandas, filmes e vídeo-arte. Todas as produções apresentadas no festival são co-selecionadas por um grupo de jovens entre 16 e 23 anos, entusiasmados e críticos, com diferentes históricos culturais.

Info: www.breakinwalls.nl .

Holland Festival (junho – em Amsterdam)

O Holland Festival permanece sendo o expoente entre os festivais internacionais de teatro e de música nos Países Baixos, desde 1947. O festival inclui espetáculos de ópera, dança, música e teatro das mais renomadas companhias de todos os cantos do mundo.

Info: www.hollandfestival.nl

Noorderzon (agosto – em Groningen)

O Festival Noorderzon, em seu vigésimo ano, é uma manifestação artística internacional que oferece uma variedade de produções multidisciplinares, incluindo música, dança, circo, teatro, mímica e teatro de animação. Noorderzon não é só uma fonte singular de inspiração para o norte dos Países Baixos, mas também para a cena cultural nacional e européia em geral. O festival tem lugar em vários locais no centro de Groningen.

Info: www.noorderzon.nl

De (Internationale) Keuze van de Rotterdamse Schouwburg (Outono – em Rotterdam)

Este festival internacional de três semanas de duração oferece ao seu público a oportunidade de assistir a uma série de espetáculos internacionais singulares. Algumas das produções escolhidas chamam a atenção por não condizerem às normas e opiniões vigentes no mundo do teatro convencional e burguês.

Info: www.deinternationalekeuze.nl

Dança

Springdance 2010 (16-26 de abril 2010 – em Utrecht)

Esta edição do festival, programada pela diretora artística Bettina Masuch, apresentará as últimas tendências da dança contemporânea e performance internacional: um programa de jovens dançarinos de renome e coreógrafos inovadores do mundo todo.

Info: www.springdance.nl

Julidans (1-14 julho 2010 – em Amsterdam)

Esta vigésima edição comemorativa do Julidans, que ocorrerá no Stadsschouwburg Amsterdam e em outros teatros, apresentará, mais uma vez, uma seleção de coreografias contemporâneas fascinantes, entre elas: “Kontakthof mit Teenagern ab 14”, de Pina Bausch; trabalho inédito de Akram Khan; e a produção coroada de êxito de Sidi Larbi Cherkaoni e Russel Maliphant, “In the Spirit of Diagilev”, do Sadler’s Wells. Mais uma vez, teremos a presença recorrente da dança moderna não-ocidental atual.

Info: www.julidans.com

Nederlandse Dansdagen (01-03 outubro 2010 – em Maastricht)

Na 13ª. edição do Nederlandse Dansdagen, as melhores produções da dança holandesa são apresentadas num festival animado, na cidade de Maastricht. A seleção que participará do festival é composta por dançarinos das mais diversas origens e formações.

Info: www.nederlandsedansdagen.nl

Festivais para adolescentes e jovens

Tweetakt ( 20-28 março 2010 – em Utrecht)

Tweetakt é uma provinha do que há de mais recente no teatro jovem, com shows insólitos concebidos pelas mentes criativas do mundo do teatro, dança, música e artes visuais do mundo todo. Os espetáculos atraem públicos de todas a idades.

Info: www.tweetakt.net

Jonge Harten Festival (novembro – em Groningen)

Jonge Harten é um festival de teatro anual não só voltado para o público jovem (entre 12 e 25 anos de idade), mas também realizado por jovens. Muitos espaços na cidade e na província de Groningen abrigam uma programação elaborada e uma variedade de atividades extras.

Info: www.jongeharten.nl

Circo

Circo Circolo (outubro – em Landgoed Velder)

Circo Circolo é o festival destinado ao Teatro Circense Internacional nos Países Baixos e apresenta as últimas novidades do circo contemporâneo. O Teatro Circense integra programas tradicionais de circo como malabares e acrobacias com dança moderna, música, design e teatro, criando, assim, performances completas. O novo circo não trabalha com animas, mas continua oferecendo espaço para o circo infantil, além de abrir novas oportunidades para jovens talentos.

Info: www.circocircolo.nl

Eclético & espaço específico

Festival a/d Werf (maio – em Utrecht)

Festival a/d Werf é um festival de teatro, artes visuais e música que comemora seus 25 anos de existência em 2010. Todos os anos, em maio, o festival apresenta performances de rua e espaço-específicas – além de produções da própria Huis a/d Werf – espalhadas pela cidade de Utrecht nos locais mais inesperados possíveis. O tema do festival deste ano é “Caia na Real!” provocando shows que apresentem e explorem a realidade sob suas formas mais variadas. Será muito pessoal, com momentos de “aqui e agora” e histórias que podem ser até reais.

Info: www.festivalaandewerf.nl

Oerol Festival (junho – em Terschelling)

Durante dez dias, toda a ilha de Terschelling torna-se palco e fonte de inspiração para profissionais de teatro e músicos nacionais e internacionais. Uma experiência inesquecível e um rito de passagem para amantes do teatro.

Info: www.oerol.nl

De Parade (junho / agosto – em Rotterdam, Haia, Utrecht e Amsterdam)

Durante algumas semanas, De Parade transforma os parques de quatro grandes cidades dos Países Baixos em palcos de dança, música e cinema – além de abrigar praças de alimentação inigualáveis. Espetáculos fascinantes (também para o público infantil) são entremeados com música ao vivo, mímica e cabaré.

Info: www.deparade.nl

Over het IJ Festival (julho – em Amsterdam)

O Festival Over het IJ apresenta e produz arte espaço-específica em armazéns de um antigo estaleiro de Amsterdam. A programação inclui teatro, artes visuais e música inovadores, e oferece oportunidades tanto a talentos jovens bem como a artistas mais experientes e conhecidos.

Info: www.overhetij.nl

Karavaan (julho – na província Noord-Holland)

Todos os anos, o festival de teatro itinerante Karavaan viaja pelo extremo norte da província da Holanda do Norte, apresentando espetáculos espaço-específicos e shows de teatro de rua. As produções de dança, música e teatro podem ser vistas nas ruas da região, num antigo estaleiro, no jardim de uma empresa, em vitrines ou outros locais inusitados.

Info: www.karavaan.nl

Theaterfestival Boulevard (agosto – em ‘s Hertogenbosch)

O Festival de Teatro Boulevard tem apresentado, nos últimos dez verões, um programa internacional com mais de cinquenta espetáculos de teatro, música, dança e cinema. Muitos shows incluem criações de novos talentos além de trabalhos específicos de professionais conhecidos.

Info: www.festivalboulevard.nl

Teatro do objeto

Internationaal Poppentheater Festival (junho – em Dordrecht)

Este festival oferece uma oportunidade para admirar as habilidades de uma variedade de titereiros holandeses e estrangeiros. Talentos recentes e mãos mais experientes apresentam espetáculos com produções excepcionais.

Info: www.poppentheaterfestival.nl

Pop Arts (fevereiro – em Amsterdam)

A vanguarda do teatro de Animação. Temas fortes expressados em espetáculos de poderoso apelo visual, através de uma interação espetacular entre atores e bonecos, combinando dança, teatro, mímica, música e artes visuais.

Info: www.theaterbellevue.nl