Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

Falsas loterias

Regularmente a embaixada/consulado vem tendo notícias de pessoas que receberam uma mensagem afirmando que ganharam uma loteria, lotto, ou qualquer jogo do gênero nos Países Baixos, ou na qual são convidadas a participar de uma herança abandonada ou dinheiro abandonado depois de uma troca de governos, etc. etc. Essas mensagens são falsas e tentam aproveitar do bom nome do nosso país.

Quando V.Sa. recebe uma mensagem dizendo que ganhou uma "loteria", que existe uma herança abandonada etc., preste atenção nos seguintes pontos:

1. Quando uma oferta é bonita e atraente demais ela não é verdadeira!
2. Não responda esse tipo de mensagem.
3. Nunca envie dados pessoais como nome, endereço ou número de conta bancária, de cartão de crédito, ou qualquer outro documento.
4. Nunca pague adiantado.
5. Não atenda a convites para ir para um outro país; além de danos materiais isto pode resultar em roubo, seqüestro e até em morte. Em alguns países a pessoa pode ficar detida por participar de atividades proibidas.
6. Cuidado com cheques!!! Quase todos os cheques oferecidos nesse âmbito são falsos!
7. Procure informações junto a bancos, Câmaras de Comércio, Embaixadas etc.
8. Há muitos falsos websites na internet (de bancos e empresas de segurança) que servem de apoio a essas práticas de estelionato.

Na internet há websites com informações sobre esse tipo de fraude:
* www.fraudes.org/showext4.asp?pg=94
* http://content.met.police.uk/Site/fraudalert
* www.quatrocantos.com/lendas/249_lottery_scam.htm