Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

Ministro das Relações Exteriores dos Países Baixos visitará o Brasil

O Ministro das Relações Exteriores dos Países Baixos, Bert Koenders, visitará o Brasil do dia 16 até o dia 19 de julho. O ministro Bert Koenders terá uma reunião com o seu homólogo, o ministro José Serra, no Itamaraty. Durante a sua visita ao Brasil, serão discutidos vários temas políticos e econômicos, assim como assuntos relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Os Países Baixos são o quinto maior parceiro comercial do Brasil, e um dos maiores investidores no Brasil. “É vital, tanto para os Países Baixos quanto para a Europa em geral, manter excelentes relações com o Brasil. Há profundos laços históricos, culturais e econômicos, mas também valores compartilhados que nos unem”, afirma o ministro holandês.

A visita do Sr. Koenders ao Brasil faz parte de uma viagem para vários países latino-americanos. Sua viagem oficial começou na Argentina, nesta segunda-feira, dia 11.  De lá, seguiu para Montevideo, onde abriu a Conferência Internacional LGBTI, organizada pela Holanda e Uruguai.  Na quarta-feira, o Sr. Koenders irá ao Chile. Do ponto de vista político, a América Latina é uma região com a qual os Países Baixos têm muito em comum.  Bert Koenders explica: “Compartilhamos muitas políticas prioritárias, como as mudanças climáticas, a segurança, a não proliferação armamentista e o combate ao tráfico de drogas. Igualmente, almejamos a manutenção de princípios como a democracia e o respeito pelos direitos humanos e direitos internacionais”.

Durante a sua visita ao Rio de Janeiro, o Sr. Koenders visitará o Centro de Operações do Rio, com seus vários serviços de monitoramento e gerenciamento de crises na cidade durante os Jogos Olímpicos. Além disso, ele também se encontrará com artistas holandeses do programa (H)OBRA (Residência artística Holanda Brasil). (H)OBRA é um programa relacionado aos Jogos Olímpicos, no qual artistas holandeses trabalharão junto a artistas brasileiros. (Mais informações na página do Facebook da (H)OBRA).

Em Brasília, o ministro se encontrará com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, com quem falará sobre assuntos bilaterais e multilaterais. Ele também terá encontros com representantes da sociedade civil e visitará o maior lixão da América Latina.

Dados de contato:
Bart van Zwieten, Chefe de Assuntos Políticos, Embaixada dos Países Baixos,
E-mail bra-ppc@minbuza.nl