Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Brasil

A partir de 1 de outubro de 2016 você só poderá fazer seu pedido de passaporte, visto e exame de integração civil em São Paulo

O Ministério das Relações Exteriores decidiu transferir os serviços consulares prestados pela embaixada em Brasília e pelo consulado geral no Rio de Janeiro para o consulado geral em São Paulo, a partir de 01 de outubro. Isso significa que você não vai ser mais atendido(a) a partir desta data em Brasília e no Rio de Janeiro.

Porque houve a decisão para mudar esta situação?
Não só em Brasília, mas também no Rio de Janeiro são solicitadas anualmente algumas centenas de vistos e passaportes. Estes números são baixos demais para cobrir todos  os custos. Além disso, o Brasil fará parte da chamada Convenção "Apostille" em agosto deste ano. Isto significa que não será necessário, como antes, fazer a legalização de muitos documentos. Por esta razão,  daqui há alguns meses, uma parte do trabalho consular se tornará desnecessária, ou seja, desaparecerá. Mais informações sobre as alterações que ocorrerão em legalizações de documentos poderão ser encontradas em breve em nosso site (veja abaixo).

Portanto, os serviços consulares vão diminiur?
As pessoas que estavam acostumadas a tratar seus assuntos consulares em Brasília ou no Rio de Janeiro, terão que ir a São Paulo a partir de 1 de outubro de 2016. No entanto, o passaporte já tem validade de dez anos (exceto no caso de menores), o que torna menos frequente a necessidade de solicitar um passaporte. Muitos de vocês já viajaram de avião a um destes dois locais e as conexões aéreas para São Paulo a partir de todo o Brasil são excelentes. A capacidade do consulado em São Paulo é maior e você tem mais possibilidades de escolha de horário de agendamento. Além disso, hoje em dia é possível pedir um passaporte em Schiphol e em alguns municípios fronteiriços a Holanda. Esta é uma possibilidade para pessoas que viajam para a Holanda.

O que resta em Brasília e no Rio de Janeiro?
Em Brasília e no Rio de Janeiro você poderá, mesmo após 1 de outubro de 2016, solicitar uma atestado de vida. Além disso, essas representações continuarão a emitir laissez passers em caso de emergência. O laissez-passer é um documento de viagem provisório, que lhe permite viajar para os Países Baixos em caso de emergência, se você não tiver um passaporte holandês válido.

Por que foi escolhida a data de 1 de Outubro?
Uma fase de transição de seis meses dá às pessoas que precisam de serviços consulares, ainda uma oportunidade de solicitar um passaporte (ou visto ou exame de integração civil), em Brasília ou no Rio de Janeiro. Devido aos Jogos Olímpicos de verão, você deve levar em conta que, durante os meses de agosto e setembro pode ter um horário de funcionamento limitado no Rio. Então, não espere muito tempo para agendar um horário.

Onde posso encontrar mais informações?
Para maiores informações, visite: http://brasil.nlembaixada.org/